Amantes da Ferrovia
Amantes da Ferrovia
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Trilhos pelo Brasil: conheça três viagens de trem da Região Sul

Trilhos pelo Brasil: conheça três viagens de trem da Região Sul
Amantes da Ferrovia
jan. 20 - 3 min de leitura
010

 

  O Brasil tem aproximadamente 29 mil quilômetros de malha ferroviária ao longo dos estados. Porém, a maioria não é utilizada por estar em condições precárias ou mesmo abandonadas. Apesar disso, ainda há ferrovias que são fundamentais para o transporte de cargas e também para atividade turística. A Região Sul abriga cerca de 3 mil quilômetros de estradas de ferros que são distribuídas entre os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Nos três destinos, os trilhos são ocupados por trens de carga e também para viagens e passeios turísticos.

   Como Amantes da Ferrovia, adoramos conhecer novos lugares e descobrir para onde os trilhos podem nos levar. Por isso, hoje vamos conhecer, juntos, três viagens turísticas a bordo dos trens nos estados que compõem a Região Sul do nosso país. 

Rio Grande do Sul - Trem do Vinho - Bento Gonçalves a Carlos Barbosa 

Essa é uma opção de passeio para quem está de passagem pelas cidades próximas à Serra Gaúcha.  O passeio é ideal para qualquer período do ano, mas fica ainda mais especial nas estações mais frias, como outono e inverno. Isso porque, uma das atrações da viagem é a degustação de vinhos e queijos tradicionais da região, herdados das comunidades italianas. O trecho de 23 quilômetros fica entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Vale ressaltar que o nostálgico passeio é a bordo de uma Maria Fumaça e conta com apresentações artísticas, como teatro e música.

maria fumaçaFoto: reprodução blog Melhores Destinos

Santa Catarina - Maria Fumaça de Apiúna 

A Maria Fumaça de Apiúna te leva para uma viagem de aproximadamente 45 minutos que parte da região da Subida no Município de Apiúna e vai até o pátio da Usina Hidrelétrica de Salto Pilão, onde os passageiros podem observar o Rio Itajaí-Açu. Durante o passeio, é possível conhecer um pouco mais da paisagem da região e passar por trechos emocionantes, como um túnel de 68 metros, pontes, e passagens com arcos de estilos clássicos. Para aqueles que buscam uma viagem romântica e cheia de fofuras, não pode deixar de conhecer esse trajeto catarinense.

Paraná - Passeio pela Serra do Mar - Curitiba a Morretes

O passeio do estado do Paraná é o mais longo. São 4 horas (que parecem voar) de viagem saindo da capital paranaense rumo a histórica cidade litorânea de Morretes. O trajeto é realizado dentro da Serra do Mar paranaense, que é a maior reserva remanescente de Mata Atlântica do país. Ou seja, as paisagens naturais são de tirar o fôlego. São pontes, túneis, desfiladeiros, cachoeiras e montanhas ao longo do caminho inteiro. Além disso, o trem possui várias categorias e estilos de vagões com serviço de bordo diferenciado, desde opções mais simples, até carros de luxo com decoração neoclássica. Esse passeio é parada obrigatória para quem estiver em Curitiba, já que foi considerado um dos mais interessantes do mundo pelos jornais The Guardian e The Wall Street Journal.

Agora que já descobrimos um pouco mais sobre alguns passeios imperdíveis pelo Sul do país, qual deles você está mais ansioso para conhecer?

Para mais informações sobre os passeios, acesse: 

mariafumaca.tur.br

turismo.apiuna.sc.gov.br/o-que-fazer/item/trem-maria-fumaca

https://serraverdeexpress.com.br/


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você