Amantes da Ferrovia
Amantes da Ferrovia
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

PONTE SÃO JOÃO: ENGENHARIA BELGA COM TOQUE BRASILEIRO

PONTE SÃO JOÃO: ENGENHARIA BELGA COM TOQUE BRASILEIRO
Amantes da Ferrovia
set. 2 - 2 min de leitura
000

  O trem da Serra Verde Express passa por muitos monumentos da natureza e também por obras magníficas da engenharia. Uma delas é a famosa Ponte São João. Quando o trem entra neste trecho, temos a impressão de que estamos voando e que magicamente o trem criou asas. Isso se dá porque essa construção tem 70 metros de altura em seu ponto mais elevado. Apesar do momento de sentir esse frio na barriga ser rápido, a extensão da ponte é de 112 metros. Quando paramos para observar a localização geográfica e o tamanho dessa obra, a dúvida que vem à cabeça é: “como ela foi construída?”

    Projetada no Brasil e construída na Bélgica, ela foi transportada em pedaços para ser montada na Serra do Mar Paranaense. O projeto final foi inspirado  no planejamento do engenheiro brasileiro Antônio Rebouças, responsável pela construção da estrada de ferro que liga Curitiba a Paranaguá. Apesar de hoje ser um dos maiores atrativos turísticos no passeio de trem, a principal utilidade da ponte no século XIX era para fins econômicos e comerciais. As cargas de principalmente erva-mate vindas do primeiro planalto paranaense precisavam ser transportadas até o litoral, para que pudessem embarcar nos navios e serem distribuídas. 

     Uma das grandes dificuldades em construir algo tão grande e complexo numa região de Mata Atlântica foi a constante presença da chuva. Os trabalhadores começaram a montar a ponte em 1882 e, só dois anos depois, em 26 de junho de 1884, é que foi oficialmente inaugurada. Por ser dividida em quatro vãos, anos depois, em 1944, ela recebeu um suporte para reforçar e aumentar a segurança da estrutura.  Imponente e desafiando a engenharia e a gravidade, a ponte São João, assim chamada porque fica localizada acima da grota do Rio São João, atravessa a Serra do Mar, passa por túneis construídos nas rochas e corta a densa flora da Mata Atlântica.

   No passeio de trem, você pode observá-la de longe, até o momento de passar pelos seus trilhos e sentir a emoção de utilizar um monumento construído a mais de 100 anos e que marcou o desenvolvimento do estado do Paraná. Acesse o site da Serra Verde Express (serraverdeexpress.com.br) e reserve seu bilhete para embarcar nessa aventura pela natureza e pela história.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você