Amantes da Ferrovia
Amantes da Ferrovia
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ferrovias de Bergen e Flamsbana: os mais belos cenários da Noruega

Ferrovias de Bergen e Flamsbana: os mais belos cenários da Noruega
Daniel Kuroski
ago. 13 - 4 min de leitura
000

A linha completa de Oslo-Bergen foi aberta em 1909 como o único transporte terrestre durante o ano todo entre as duas maiores cidades da Noruega, e foi eletrificada em 1964. O trilho de 300 milhas percorre 200 túneis e 29 km de raias de neve, além de atravessar mais de 300 pontes. 

Já a Flam (Flamsbana) é uma das ferrovias mais íngremes do mundo, com um gradiente de 5,5% de inclinação. A ferrovia passou recentemente por uma reforma; sua nova frota de trens, de cor verde floresta, compreende cinco motores e 12 carros.

A ferrovia Flam é uma linha particular. Seus trens têm um design externo especial, com janelas grandes e um interior rústico feito de madeira. No verão, de maio a setembro, há entre nove e dez partidas por dia. Durante o inverno, de outubro a abril, são apenas quatro partidas por dia. A duração da viagem é de aproximadamente 40 minutos.

Para administrar tamanha variação em altura em um trecho tão curto, a pista avança por túneis em espiral na lateral interna e externa da montanha. A segurança nesse trecho tão incomum de trilho é feita da seguinte forma: todos os vagões são equipados com cinco freios diferentes, podendo cada um parar o trem inteiro.

Os trens que partem e chegam a Flam fazem conexão em Myrdal, e a maioria dos trens diurnos vão de Oslo a Bergen. Desde a abertura da linha em 1940, a natureza silvestre e inigualável fez da ferrovia Flam uma das atrações turísticas mais conhecidas na Noruega.

Cenários noruegueses

No oeste da Noruega, fiordes profundos cortam montanhas cobertas de neve e vales remotos são acessíveis apenas por ferrovias e estradas que são obras-primas da engenharia.

Você pode fazer o passeio a bordo de cinco trens diferentes para experimentar a surpreendente beleza natural do país, de Oslo a Bergen. Navegue pelas águas de Sognefjord e Geirangerfjord e mergulhe em uma rica história marítima ao encontrar os navios viking e as igrejas medievais.

Além de explorar Oslo, capital cosmopolita da Noruega (situada no topo de um fiorde de mais de 100 quilômetros de extensão), você pode pegar um trem para Myrdal e, em seguida, embarcar na Ferrovia Flam, nomeada pela National Geographic Traveler como uma das dez principais viagens de trem da Europa. 

Faça um passeio inesquecível por uma das ferrovias mais íngreme do mundo, descendo um vale inclinado por 20 túneis e passando por cachoeiras torrenciais até a vila de Flam, localizada no município de Aurland, no condado de Vestland. 

Em cerca de uma hora, a linha sobe em torno de 833 pés da estação de Flam até a estação de montanha em Myrdal, na estrada de ferro Bergen. Na viagem de 20 quilômetros, você verá rios que cortam ravinas profundas, cachoeiras em cascata nas laterais de montanhas íngremes e cobertas de neve e fazendas construídas nas encostas.

A estrada de ferro Bergen é o trecho ferroviário mais alto do norte da Europa, dos quais aproximadamente 100 km percorrem os terrenos selvagens das montanhas de Langfjellene e o planalto Hardangervidda. 

A Estação Ferroviária é o ponto de partida do trem Bergensbanen para Oslo via Voss, Myrdal (conexão com a Ferrovia Flam), além de várias viagens para visitar os famosos fiordes de Bergen. Em resumo, viajar de trem é uma maneira confortável de conhecer as paisagens únicas que a Noruega tem a oferecer.

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você