Amantes da Ferrovia
Amantes da Ferrovia
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Saiba por que a Estação St. Pancras foi escolhida como um dos cenários da saga Harry Potter

Saiba por que a Estação St. Pancras foi escolhida como um dos cenários da saga Harry Potter
Francine Wagner
fev. 10 - 4 min de leitura
000

Inaugurada em 1868, a famosa estação de St. Pancras passou por uma reforma finalizada em 2007. Os mais de 9.400 m² de vidros foram restaurados e os tijolos da estação de estilo neogótico, limpos. 

A estação St. Pancras é o ponto de partida e chegada do Eurostar em Londres, o trem que leva os passageiros a Paris. 

Exuberante, consiste em um vão com 70 m de largura X 30 m de altura e abriga uma estátua em homenagem ao poeta John Betjeman Arms, “The Meeting Place” (de 9 m) feita pelo famoso escultor Paul Day; o relógio central (restaurado pelos fabricantes originais); e o conjunto de Anéis Olímpicos de 2012. Sua fachada também foi cenário dos filmes de Harry Potter.

Um castelo de conto de fadas

A Estação St Pancras foi inaugurada em 1868, quatro anos após William Barlow, engenheiro-chefe da Ferrovia Midland, definir seus planos. Anos depois, a ala oeste do Midland Grand Hotel foi concluída, dando à Euston Road um castelo de conto de fadas.

O edifício funcionou como hotel até meados de 1935, sendo convertido em escritório para a London, Midland and Scottish Railway (LMS) e batizado como St Pancras Chambers.

Em 1966, a British Railways Board propôs um plano para combinar King 's Cross e St. Pancras, o que significaria demolir as estações existentes.

No entanto, Sir John Betjeman, defensor da arte vitoriana, lançou uma campanha para manter a ferrovia aberta em parceria com Jack Simmons, professor-fundador de história na Universidade de Leicester e uma autoridade na Grã-Bretanha Vitoriana.

St. Pancras era basicamente uma estação de East Midlands. Jack Simmons observou as principais contribuições das indústrias locais: ferro Derbyshire, pedra Ketton e ardósia de Leicestershire. Os tijolos foram fornecidos por Nottingham, Loughborough, Swannington e Little Bowden. Barris de cerveja de Burton on Trent destinados aos pubs de Londres eram armazenados sob as plataformas. Com isso, eles conseguiram reverter a ação da  British Railways.

Em 2 de novembro de 1967, o galpão de trens de St. Pancras Chambers foram classificados como Grau I (estrutura arquitetônica de excepcional importância para a humanidade) pela Historic England. 

Plataforma 9 ¾ em King 's Cross e St. Pancras 

A plataforma 9 ¾ da estação ferroviária King’s Cross em Londres ganhou fama mundial por ser o local de onde parte o expresso para Hogwarts, e é onde começa a primeira grande aventura de Harry Potter. Vale lembrar que King's Cross e St. Pancras são duas estações distintas. No entanto, elas estão próximas uma da outra, separadas por uma estrada. Desde as recentes reformas, elas são comumente referidas como uma estação — King 's Cross St. Pancras.

Para atrair os fãs do bruxo, foi instalada na estação uma placa da fictícia plataforma 9 ¾ onde você pode tirar sua foto “entrando” na parede, como faziam os alunos de Hogwarts. Não é à toa que o local é um dos pontos favoritos de Londres dos “pottermaníacos”. 

Além disso, quem faz um tour pelas plataformas pode encontrar a loja oficial de produtos Harry Potter.

Quatro linhas do metrô passam pela estação: Northern, Circle, Hammersmith & City e Metropolitan. Dessa forma, de onde quer que você esteja indo, é bem fácil chegar em King's Cross. Você pode planejar sua viagem usando o transporte público a partir de qualquer ponto de Londres!

E você, pronto para registar seu “momento Hogwarts” na plataforma 9 ¾? Deixe seu comentário! 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você