Amantes da Ferrovia
Amantes da Ferrovia
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Royal George: um passeio pelas montanhas rochosas do Colorado

Royal George: um passeio pelas montanhas rochosas do Colorado
Amantes da Ferrovia
out. 15 - 5 min de leitura
000

A Royal George é uma ferrovia histórica localizada em Cañon City, Colorado. A construção da ferrovia começou na década de 1870 como uma forma de acessar as riquezas da mineração em Leadville. Duas companhias ferroviárias competiram pelo direito de construir seus trilhos no estreito cânion: a Denver & Rio Grande e a Santa Fé.

A Guerra Royal George

No final da década de 1870, no vale do Arkansas, um grupo de mineiros estava em busca de minérios ricos em chumbo e prata.

A atividade de mineração febril no que se tornaria o distrito de Leadville atraiu a atenção das ferrovias Denver & Rio Grande e Santa Fé, cada uma já tendo trilhos nesta região. 

A Santa Fé estava em Pueblo, e a Denver & Rio Grande perto de Canon City, cerca de 35 milhas a oeste. Leadville ficava a mais de 160 km de distância. O fato de duas ferrovias ocuparem um vale de rio normalmente não era um problema, mas a oeste de Canon City era um obstáculo incrível  – que resultaria em uma disputa entre as ferrovias na corrida para a nova construção.

A oeste de Canon City, o rio Arkansas corta um planalto de rochas ígneas, formando um desfiladeiro  de paredes íngremes com mais de 300 metros de profundidade. Em seu ponto mais estreito, as paredes de cisalhamento em ambos os lados mergulham no rio criando uma barreira intransponível.

Em 19 de abril de 1878, uma equipe de construção montada às pressas em Santa Fé começou a graduar uma ferrovia a oeste de Canon City, na boca do desfiladeiro.

Enquanto isso, a Denver & Rio Grande, cujo final da pista estava a apenas ¾ de milhas de Canon City, correu com as equipes para a mesma área, mas foi bloqueada pelos alunos de Santa Fé, no estreito cânion. Por algumas horas, eles haviam perdido o primeiro turno no que se tornou uma luta de dois anos entre as duas ferrovias que seria conhecida como “Guerra Royal Gorge”.

Após longas batalhas, as ferrovias foram a tribunal para estabelecer sua primazia à faixa de domínio. Em 1880, o Tratado de Boston foi assinado, dando direitos à  Denver & Rio Grande.

Em 1882, a rota Royal Gorge tornou-se uma ligação ferroviária transcontinental entre Denver e Salt Lake. Os primeiros trilhos colocados eram de “bitola estreita” (n° 36) entre os trilhos; mais tarde, foi padronizado para 4'81/2 entre trilhos para facilitar o movimento de carros de linhas estrangeiras.

Assim, a Denver & Rio Grande era então conhecida como a “Linha Cênica do Mundo”. Quando as equipes de pesquisa examinaram a rota pela primeira vez, parecia impossível construir uma ferrovia no desfiladeiro acidentado.

Eles operaram o serviço de trem até 1967. Já em 1998, os trilhos foram comprados pela Union Pacific e reabertos ao público.

A ponte suspensa: um projeto revolucionário

Um destaque da rota do desfiladeiro é a ponte suspensa de 1879, localizada ao longo do lado norte, onde o desfiladeiro se estreita para 9,1 metros e as paredes de rochas escarpadas mergulham no rio. 

Projetada pelo engenheiro do Kansas C. Shallor Smith, e construída pelo engenheiro de construção de Santa Fé A. A. Robinson por US$ 11.759, a ponte consiste em uma viga de placa de 175 pés (53 metros) suspensa de um lado sob vigas de estrutura A, ancoradas nas paredes rochosas. Fortalecida ao longo dos anos, a ponte continua em serviço até hoje.

Em resumo, a história da ferrovia Royal George se tornou a atração principal do Colorado, com mais de cem mil visitantes todos os anos.

A rota Royal Gorge fica aberta ao público de março a dezembro, sendo considerada a melhor maneira de vivenciar o cenário deslumbrante e a história da região – tudo isso enquanto os passageiros aproveitam a viagem de ida e volta de 38 km, com conforto e estilo.

O passeio proporciona aos visitantes uma experiência de qualidade, combinando o cenário espetacular do Royal George, a nostalgia das viagens de trem dos anos 1950, com opções gastronômicas exclusivas e um serviço excepcional. A rota Royal George tem sido fundamental para a preservação do cânion – garantindo que uma parte vital da história do Colorado seja passada para as próximas gerações.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você