Amantes da Ferrovia
Amantes da Ferrovia
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Os 05 passeios de trem mais bonitos no Brasil

Os 05 passeios de trem mais bonitos no Brasil
Amantes da Ferrovia
fev. 27 - 5 min de leitura
010

No Brasil, existem possibilidades maravilhosas de passeios, como passar as férias na baía dos Golfinhos, no Rio Grande do Norte, ou ver Cataratas do Iguaçu, no Paraná, entre outras paisagens que com toda certeza irão fazer cada segundo valer a pena. Nos últimos anos, uma programação que tem ganhado atenção dos turistas brasileiros e estrangeiros são os passeios de trem. De Norte a Sul, de Leste a Oeste, o País é rodeado de estradas férreas com belas paisagens que podem garantir uma experiência inesquecível. 

 

Vamos embarcar nessa viagem? Confira abaixo:

 

Trem das Águas - Minas Gerais

O trem das Águas parte da Estação Central da cidade de São Lourenço e segue rumo a Soledade de Minas, e é operado pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). O passeio tem um total de 20 quilômetros, com duração estimada de duas horas (ida e volta), e passa pela ferrovia Minas & Rio (antiga The Minas and Rio Railway). Além disso, conta com uma autêntica Maria Fumaça, que leva a bordo vários quitutes e violeiros para animar a viagem. Uma excelente maneira de conhecer Minas Gerais!

Além de tudo isso, o passeio reserva belas paisagens, passando por um estreito vale, seguindo ao tradicional Rio Verde, onde chega à cidade de Soledade. Ao desembarcar, os turistas encontram uma feira de artesanato e podem também visitar o bar da estação para apreciar as tradicionais cachaças mineiras.  

Serra do Mar - Paraná

Essa viagem de Curitiba até Morretes foi considerada pelo jornal americano The Wall Street Journal umas das viagens ferroviárias de luxo mais bonitas do mundo. O passeio é operado pela empresa Serra Verde Express e percorre uma extensão de 70 quilômetros, com duração de aproximadamente 4h15. É um roteiro que disponibiliza carros de passageiros de luxo e sai de Curitiba percorrendo as montanhas da Serra do Mar paranaense, atravessando pontes, túneis e viadutos.

O trajeto tem uma bela vista panorâmica da Serra da Graciosa e passa pela região do Parque Estadual do Marumbi. A viagem é repleta de histórias contadas pelos guias, e ao desembarcar na cidade de Morretes o turista pode apreciar o famoso barreado, prato típico da culinária local. 

Trem do Vinho - Rio Grande do Sul

Operado pela empresa Giordani Turismo, o famoso trem do Vinho, também conhecido como o Trem da Uva, é uma linha turística localizada no Vale dos Vinhedos. Percorre 23 quilômetros, com duração média de duas horas, passando pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul. O passeio é uma grande atração da Serra Gaúcha! Pelas janelas da Maria Fumaça, é possível vislumbrar a paisagem serrana, que retrata um pouco da cultura local.

Antes de embarcarem, os turistas são recepcionados com uma degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva na estação de Bento Gonçalves, e durante a viagem há uma animada festa com atrações típicas gaúchas e italianas que circulam pelo carro de passageiros.

Trem do Forró - Recife, Pernambuco

O próprio nome entrega a atração do passeio! Este trem, que faz um trajeto de 84 quilômetros de trilhos entre Recife e a cidade de Cabo do Santo Agostinho, é o passeio mais animado da lista, com duração aproximada de sete horas de festa. Não há turista que resista a arriscar uns passos no forró pé-de-serra, ritmo que encanta as festas juninas. Você arriscaria, não é?

Os turistas são recebidos com uma grande festa organizada pelo povo, com o apoio da Prefeitura local. O trem do Forró é uma realização da Serrambi Turismo que ocorre anualmente no mês de junho há 29 anos.

Trem do Corcovado - Rio de Janeiro

 

A Cidade Maravilhosa também é palco de um dos passeios mais bonitos do Brasil e não poderia ficar de fora desta lista. O percurso com quatro quilômetros leva ao Alto do Morro do Corcovado, onde está localizado o monumento do Cristo Redentor, considerado uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. 

O trem do corcovado, chamado também de bondinho, oferece uma das melhores vistas do Rio de Janeiro. É possível também atravessar a mata atlântica preservada, pertencente ao Parque Nacional da Tijuca. Viajar para a cidade carioca e não visitar o bondinho é como ir à praia e não entrar no mar.

E você, já visitou essas paisagens maravilhosas? Conhece mais alguma para incluir na lista? Conte sua experiência nos comentários.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você