Amantes da Ferrovia
Amantes da Ferrovia
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Mantendo a história sob trilhos

Mantendo a história sob trilhos
Amantes da Ferrovia
abr. 22 - 3 min de leitura
000

 

Quer conhecer a história das ferrovias no Brasil? Faça seu cadastro aqui no Amantes da Ferrovia e tenha acesso a esse texto, que ao final irá presentear você com presentes especiais em homenagem ao dia do Ferroviário. Você sabia que, no dia 30 de abril de 1854, foi inaugurada a primeira ferrovia do Brasil? Ela ligava a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis em um trajeto de 14,5 quilômetros.

O evento, muito grandioso e inovador para a época, contou com a presença do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina. Mas foi só quando completou o centenário, que a ferrovia foi tombada como patrimônio histórico.

A estrada foi construída pelo empresário Evangelista de Souza, que recebeu o título de Barão de Mauá pela realização da obra, pontapé para os próximos passos no desenvolvimento do transporte no Brasil.

A principal função das ferrovias do país era transportar café, antes carregado em carroças com tração animal, já pensou o tempão que levava? Além da agilidade, as ferrovias permitiram que a logística de comercialização fosse intermodal, ou seja, realizada por mais de um meio de transporte; no período, embarcações e trens.

Enquanto o Brasil se preparava para receber a primeira ferrovia, a Inglaterra caminhava em passos largos, em 1830, anos antes da inauguração da primeira ferrovia no Brasil, lançou um modelo de trem capaz de transportar passageiros entre as cidades de Liverpool e Manchester.

Durante muito tempo o transporte sob as estradas de ferro foi muito explorado e contou com melhorias e otimizações, mas perdeu força na década de 20, quando a Era do Automóvel se instaurou com força no país.

Ainda assim, o Brasil conta atualmente com 30 mil quilômetros de ferrovias de imensa importância, é através delas que parte da carga que seguiria por rodovias em caminhões, deixando aquele trânsito lento e pesado, é transportada, aliviando o fluxo das estradas de asfalto.

Fora a questão comercial, os trens são utilizados ao redor do globo como ferramenta turística. Menos poluentes e mais nostálgicos, atraem pessoas que buscam não apenas viajar ou passear, mas ter uma experiência imersiva. Os trilhos são caminhos que nos levam não somente aos nossos destinos, mas também para uma excursão pela história do Brasil. No dia 30 de abril, parabenizamos todos aqueles que dedicam suas vidas para cuidar e melhorar as nossas ferrovias, que se preocupam em manter uma tradição viva, e que fazem isso com muito amor.

Em forma de agradecimento, a Serra Verde Express presenteia você com um desconto para o passeio de trem, e para quem chegou ao final desse texto, uma surpresa. Tire um print da tela e apresente no dia do embarque para retirar um mimo especial na Loja do Trem.

Não perca essa oportunidade. Clique aqui para conversar direto com as nossas atendentes pelo WhatsApp para garantir sua passagem com 25% de desconto. 

*Apresente seu crachá e comprove que você trabalha em ferrovia. 

Boa viagem!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você