Amantes da Ferrovia
Amantes da Ferrovia
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ferro-fãs: Paixão que vai além dos trilhos

Ferro-fãs: Paixão que vai além dos trilhos
Amantes da Ferrovia
jan. 27 - 4 min de leitura
010

Eles não podem ser considerados simples passageiros que adoram se aventurar pelos trilhos ao redor do mundo. Para os Ferro-fãs, o trem é mais que um meio de transporte para cargas ou pessoas: é uma paixão levada muito a sério. 

O prazer pelo universo da ferrovia está presente em muitos brasileiros e fez com que um grupo de voluntários da cidade de Campinas ajudasse na revitalização de duas estações antigas: Anhumas e Tanquinho.

A paixão começa desde cedo

 

Na maioria das vezes, essa paixão se inicia na infância, passando de geração a geração. A buzina e o barulho que os trens fazem têm o poder de chamar a atenção das crianças por onde passam. Quando elas crescem, o desejo de conhecer mais sobre a história, construção e engenharia é levado para a vida adulta.

Esse fascínio pelas máquinas a vapor - sejam elas antigas ou os modelos mais modernos do mercado – faz os Ferro-fãs dedicarem seu tempo na busca por informações detalhadas, tornando-se especialistas nas especificações dos trens. Conseguem distinguir as diferenças dos modelos e motores. Os mais fanáticos são até capazes de dizer qual foi o parafuso usado na Baroneza – a primeira locomotiva a vapor do Brasil. 

A busca pelo conhecimento faz os fãs desenvolverem um olhar crítico quanto ao sistema ferroviário. Algumas empresas deste setor, principalmente as que atuam com o transporte de passageiros em metrôs, captam essas informações e utilizam em suas decisões.

Os Ferro-fãs na era digital

 

A Era Digital transformou o mundo dos aficionados por trens e os aproximou no território nacional e também em diversos países. Por meio de fóruns de discussão, grupos no Facebook e WhatsApp destinados às notícias sobre sistemas ferroviários, ferro-fãs de diversos lugares conseguem trocar informações facilmente.

No Brasil, a cidade de São Paulo concentra a maioria dos portais sobre este universo. O site Minha Ferrovia possui o Portal do Trem e é um dos primeiros destaques nas ferramentas de busca. O Portal nasceu com o propósito de oferecer informação, artigos e dicas de qualidade para os apaixonados por trens.

Um dos blogs que fizeram sucesso foi o CPTM Em Foco, fundado pelo maquinista Diego Silva, com conteúdos voltados à mobilidade ferroviária. Era um memorial de fotos de trens tiradas por passageiros espalhados pelo mundo que acompanhavam seu blog, porém as atividades foram encerradas em 2011. O site Estações Ferroviárias do Brasil, criado por Ralph Mennucci Giesbrecht, também é bem conhecido; foi criado em 2001 e contém mais de 23 anos de pesquisas dedicadas à preservação da histórias das estações ferroviárias pelo Brasil. 

O próprio Facebook também é uma “ponte” muito utilizada atualmente pelos Ferro-fãs. A plataforma permite uma boa interação por meio de grupos, onde os membros compartilham vídeos, fotos, curiosidades e se engajam em muitas discussões. Alguns têm mais de 80 mil membros, como é o caso do Ferrovia Minha Paixão

Os ferreomodelistas - trens em miniatura

O Ferreomodelismo é um hobby apreciado em todo o mundo e é popular nos Estados Unidos. Os praticantes constróem sistemas de transporte ferroviários em miniaturas, que incluem locomotivas, vagões de carga, carro de passageiros, trilhos, figuras, estradas, paisagens e outros diversos cenários que podem ser reais ou imaginários.

No Brasil, a prática do Ferreomodelismo cresce a partir da década de 1960 com a fundação da Sociedade Brasileira de Ferreomodelismo em São Paulo. Diversos encontros são promovidos, e muitos entusiastas colocam suas maquetes à mostra. Algumas chegam a demorar anos para serem concluídas e nem são levadas por completo nos eventos, por conta de sua grande proporção.

Para quem deseja acompanhar de perto a arte do Ferreomodelismo, no dia 16 de Maio de 2020 acontecerá o 8° Encontro de Ferromodelismo de campinas/SP.

Você se considera um Ferro-fã? Se sim, quando começou a sua paixão por trens? Conte nos comentários!

Gostou do post? Quer sugerir algum tema? Diga nos comentários!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você