Amantes da Ferrovia
Amantes da Ferrovia
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A baroneza: O primeiro trem do Brasil

A baroneza: O primeiro trem do Brasil
Amantes da Ferrovia
mar. 2 - 4 min de leitura
020

Se você tem acompanhado nossa comunidade, já viu que têm alguns textos que abordam temas históricos, desde o início do trem no Brasil, como as históricas locomotivas ML 400, até os temas relevantes nos dias atuais, como por exemplo o mito da Ferrovia Norte-Sul. Falamos também das inovações e contribuições do Visconde de Mauá para a construção das primeiras ferrovias brasileiras. Se ainda não viu recomendo você a ler os artigos por que estão bem legais! Agora chegou a hora de falarmos da primeira locomotiva que circulou pelas terras tupiniquins, a famosa Baroneza. Foi por meio dela que se deu o início da revolução do transporte no Brasil.

Se chegou até aqui na leitura é por que ficou curioso para saber mais, não é mesmo?! Então continue a mergulhar nesse memorial da história Brasileira!

Os primeiros trilhos percorridos

O desenvolvimento do transporte ferroviário na Inglaterra foi consequência direta da Revolução Industrial, que começou a ganhar força em 1830. Com isso, Dom Pedro II viu a necessidade de colocar o Brasil nos trilhos também. Foi aí que surgiu a ideia das construções das estradas de ferro, que seria um importante passo para uma nova era para a nação brasileira. 

Apesar de ser algo grandioso, e que revolucionaria a economia nacional, as pessoas deram pouca importância ao fato. Foi só após Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, construir a primeira ferrovia do país, chamada de Estrada de Ferro Mauá, que o povo finalmente se deu conta do que estava acontecendo.

 

A inauguração oficial aconteceu no dia 30 de abril de 1854, onde circulava pela primeira vez a Baroneza, guiada pelo Visconde num trecho de 14,5 Km a uma velocidade de 36 Km/h. O evento foi tão importante para a época que contou com a presença do Imperador Dom Pedro II e de toda a sua Comitiva Imperial.

 

Se você imaginou que o nome da locomotiva teria relação com alguma celebridade da época, a resposta é sim! Dom Pedro decidiu batizar o trem em homenagem à esposa do Visconde de Mauá, Dona Maria Joaquina, como forma de gratidão pelas contribuições industriais. 

Da construção aos dias de hoje 

A Baroneza, foi construída em 1852 pela empresa Willian Fair Brains & Sons na cidade de Manchester, na Inglaterra. Além da beleza do seus cobres polidos, a locomotiva a vapor do tipo 2-2-2, possuía sete metros e meio de comprimento, pesava 17 toneladas e dois metros e meio de largura. 

No ano seguinte, Mauá comprou o trem e o trouxe para o Brasil, onde mais tarde, foi vendido para outras empresas. A Locomotiva serviu por muitos anos ao Imperador Dom Pedro II, e foi retirada de tráfego em 1884, porém, algum tempo depois, voltou ao serviço para transportar o Rei Alberto I da Bélgica, um ilustre visitante.

É um dos modelos mais antigos de máquina a vapor que se conhece, com apenas dois exemplares em todo mundo, um no Brasil e outro na Inglaterra. Foi incorporado como patrimônio nacional na data do seu centenário, em 20 de abril de 1954 e se transformou em um marco da história do ferroviarismo mundial, por seu importante papel como pioneira no campo ferroviário do Brasil.

O trem já desfilou como principal atrativo de eventos em São Paulo e foi uma das atrações do quarto centenário do descobrimento do Brasil em 1900, no Rio de janeiro. É preservada como patrimônio histórico nacional - a única locomotiva transformada em monumento cultural  pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -.Atualmente, a Baroneza está no Museu Ferroviário do Engenho de Dentro, da RFFSA, localizado na cidade do Rio de Janeiro.

Se hoje temos trens modernos que cortam de norte a sul, é a locomotivas passadas, e parte dessa história, é graças a Baroneza, que veio para revolucionar o transporte no Brasil.

Gostou do artigo? Conte pra gente o que achou do tema? Ah, você também pode escrever textos em nosso blog, aproveite esse espaço para contar suas experiências no mundo ferroviário!


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você